top of page
Luciana Novaes

Pãozinho Colorido



Existe coisa mais gostosa do que cozinhar? Sim, cozinhar com criança! Criança gosta de pãozinho? Sim! E pãozinho colorido? Aí, fechou!

Então vamos para a cozinha, levar a criançada para ajudar em pães que são nutritivos e muito divertidos. Sem corantes artificiais que provocam muitas alergias nos pequenos.


Ingredientes:

1 xícara (chá) de cenoura ou beterraba em rodelas ou 1/2 maço de espinafre 1/2 xícara (chá) de água 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/4 de xícara (chá) de óleo 10 g de fermento instantâneo para pão 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de sal


Modo de fazer: No liquidificador, bata a hortaliça escolhida com 1/2 xícara de água. Em uma tigela, junte a farinha integral, o óleo, o sal, o açúcar, o fermento e a mistura de hortaliça e água. Com uma colher de pau, mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até que a massa desgrude levemente das mãos. Sove por cinco minutos. O resultado é uma massa mais úmida mesmo. Com as mãos enfarinhadas, faça bolinhas de mais ou menos 40 g e distribua-as em uma assadeira deixando uma pequena distância entre elas. Cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer por uma hora e meia. Preaqueça o forno a 180ºC e asse os pães por 20 minutos ou até dourar.


Dicas:

Pãozinho colorido com frutas: coloque a fruta de preferência em um liquidificador ou processador, com o mínimo de água possível. Se puder, nem acrescente água. Passe essa mistura por uma peneira e use esse caldo na massa.

Pãozinho colorido com legumes: coloque o legume de preferência em um liquidificador ou processador, com 100 ml de água (aproximadamente 1/2 copo americano). Bata até formar uma mistura. Passe essa mistura por uma peneira e use esse caldo na massa.


Tipos de corante:

Corante laranja - feito com cenoura.

Corante vermelho - feito com morango.

Corante verde - feito com espinafre.

Corante amarelo - feito com manga.

Corante roxo - feito com beterraba.


Fonte: Revista Crescer.


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page