Toda hora eu falo sobre os benefícios da amamentação, tanto para mulher quanto para os bebês. Cada vez mais publicações tem enfatizado que a prevenção das doenças crônicas se começa cedo e algumas práticas são importantíssimas para esse fim: a amamentação é uma delas.
Em janeiro saiu um artigo pela JAMA Internal Medicine comprovando mais uma vez esse real benefício. Os pesquisadores conseguiram identificar que a amamentação chega a reduzir em até 50% as chances de mulheres desenvolverem a Diabetes Tipo 2, que está intimamente relacionada com a obesidade e maus hábitos alimentares. A pesquisa acompanhou 1238 mulheres durante 30 anos.
A explicação é que em cada mamada uma quantidade de glicose, o açúcar que fica no sangue, é desviado para o leite materno, com a intenção de nutri o bebê. Além disso há o gasto físico pelo tempo de mamada que ajuda no controle do peso e o aumento da produção de prolactina, um hormônio que estimula a produção de leite. Esse hormônio pode melhorar a sensibilidade da insulina, captando melhor essa glicose no sangue.
Agora você tem mais um motivo para amamentar ou continuar amamentando.
Fonte: Lactation Duration and Progression to Diabetes in Women Across the Childbearing YearsThe 30-Year CARDIA Study. JAMA Intern Med. 2018;178(3):328-337. doi:10.1001/jamainternmed.2017.7978
Comments